village logo 1 - Importância do Óculos de Grau
aa 1 - Importância do Óculos de Grau
oculosdegrau - Importância do Óculos de Grau

A importância de usar óculos de grau para tratar problemas de visão

oculos - Importância do Óculos de Grau

Confira os problemas mais comuns e saiba se você precisa ou não de óculos de grau. Dificuldade para enxergar e distinguir imagens, dor de cabeça, dor nos olhos: se você estiver sentindo algum desses sintomas, é bem possível que precise de lentes corretivas. Usar óculos de grau é uma forma bastante efetiva de corrigir estes e outros problemas oftalmológicos. Acompanhe este post e veja quais são os problemas de visão mais recorrentes e qual a melhor maneira de tratá-los.

culos - Importância do Óculos de Grau

MIOPIA

A miopia é um dos problemas de visão mais comuns. Trata-se da dificuldade para enxergar objetos à distância, que resulta em formas indistintas ou borradas. Essa condição não prejudica a visão de objetos próximos.

Se não tratado, o problema pode piorar. Por isso, para reduzir as dificuldades causadas pela miopia, como visão ineficiente e dor de cabeça, é importante usar óculos de grau.

HIPERMETROPIA

A hipermetropia, ao contrário da miopia, é caracterizada pela dificuldade para enxergar objetos próximos, um problema que afeta, sobretudo, a leitura. Os sintomas dessa condição incluem visão de perto embaçada, cansaço nos olhose dor de cabeça. Também é um problema que pode ser resolvido facilmente com o uso de óculos de grau.

ASTIGMATISMO
O astigmatismo provoca visão embaçada e distorção das bordas das imagens, ou seja, os contornos dos objetos são vistos de forma irregular. Confundir letras e figuras semelhantes é um indicativo desse problema. Tanto a visão de objetos próximos quanto a daqueles que estão mais distantes são afetadas pelo astigmatismo.

 

 

 

PRESBIOPIA

A presbiopia é conhecida popularmente como vista cansada. É um problema decorrente do declínio da capacidade da visão conforme a idade avança. Trata-se de uma condição comum a partir dos 40 anos e, em menor ou maior grau, a tendência é que qualquer pessoa seja afetada pela presbiopia antes de atingir a terceira idade.

A presbiopia faz parte do envelhecimento natural dos olhos e não tem cura, mas os incômodos causados pela vista cansada são reduzidos com o uso dos óculos indicados pelo oftalmologista.

  • Você precisa usar óculos?

A única maneira de identificar um problema de visão é com a realização de exames oftalmológicos. Infelizmente, para adiar a cuidados de saúde é um mau hábito que temos e que agrava o quadro. É um grande erro.

A verdade é que nos acostumamos com os sintomas incômodos causados por um problema de visão, tais como dor de cabeça, olhos vermelhos , e até mesmo a necessidade de fazer cara feia durante uma leitura. Isso, no entanto, não é natural, ao contrário, são um indicativo de que se forçar a visão.

É também muito importante que os pais prestam atenção aos sinais de que seus filhos estão com algum problema ocular e procurar seguir-se o mais cedo possível, de modo a não interferir com a aprendizagem e o desempenho acadêmico da criança.

A cada dificuldade ou doença deve ser devidamente acompanhado por um especialista, para que ele não evolua para a mais grave. Assim, para descobrir se você precisa usar óculos de leitura, o ideal é consultar um oftalmologista e confirmar qual é o seu problema de visão e o tipo de lente pode melhorar a sua condição.

Da mesma forma, é muito importante visitar o especialista periodicamente para novos exames que irão avaliar o efeito dos óculos, e a necessidade de substituir as lentes, se o grau aumentou.

Então, se você sentir dores de cabeça, fadiga ocular, visão embaçada , ou outros sintomas similares, e pare de adiar os exames e descobrir logo, se você precisa usar óculos.

Você ainda não sabe se você tem qualquer problema de visão? Não fique com dúvidas, leia o nosso post sobre os sinais de que você precisa usar óculos.