Óculos de Sol e a saúde dos olhos

Conheça a importância dos óculos escuros para manter seus olhos sempre protegidos

Óculos de sol são aqueles acessórios que todo mundo gosta. No parque, na praia, na piscina, a galera está sempre usando os que mais combinam com o rosto, o look, o estilo.

No entanto, este post serve para te mostrar que óculos escuros são também uma forma muito importante de prevenção e saúde ocular.

UM POUCO DE HISTÓRIA

Os óculos que conhecemos foram criados no início nos anos 20 de maneira preventiva para pilotos, que tinham seus olhos expostos a fatores como vento e sol.

Com o passar dos anos, os modelos foram aprimorados e desenvolvidos para oferecer proteção para todas as pessoas, principalmente àquelas que estão constantemente expostas aos raios do sol, além de ganharem mais modelos para compor à moda.

CUIDANDO DOS OLHOS

O sol pode ser um grande vilão dos olhos. Por isso, óculos escuros possuem fator de proteção solar bem importantes, tendo em vista que a exposição sem cuidados pode ocasionar diversos problemas, como cataratalesão na córneadegeneração muscular e, em casos extremos, pode levar até à cegueira.
Além da proteção solar para raios UVA e UVB, os óculos de sol protegem de agentes climáticos, como o vento, que pode causar os chamados olhos secos, e a poluição, que pode desenvolver uma série de infecções e doenças, como a conjuntivite, por exemplo.

DIGA NÃO À PIRATARIA

Preste muita atenção neste tópico.

Muitas pessoas optam pelos óculos falsificados devido ao preço. No entanto, é aquele velho ditado: o barato sai caro.

Este tipo de óculos não tem proteção alguma, serve única e exclusivamente para enfeite nos olhos.

O grande problema é que, no escuro, nossas pupilas se dilatam, abrindo caminho para mais radiação e aprimorar a visão.

Agora, imagine os óculos de sol falso. Sua pupila vai responder à escuridão da mesma forma que com outros óculos, com a desvantagem de que a proteção UV deixa de existir.

Ou seja, é até pior do que estar sem óculos no sol, onde as pupilas estão automaticamente fechadas.

Se liga, então, nestas dicas, e mantenha sua visão sempre bem saudável.

Para aqueles que gostam de exibir sempre os óculos de sol mais bonitos da temporada, é importante saber que eles não são apenas artigos de beleza. Os óculos de sol são importantes aliados na defesa de nossa visão contra raios nocivos emitidos pelo sol, que pode causar sérios problemas para a saúde do olho. No entanto, os óculos de sol piratas representar riscos para a saúde dos olhos, uma vez que não oferecem a proteção necessária contra os raios UV do sol e, portanto, não cumprem o papel principal do acessório.

A luz intensa do sol que pode causar danos permanentes à visão e à pele, como queimaduras. Além disso, se você usar óculos de sol, é muito importante utilizar o protetor solar para a proteção da pele. E mais: toda essa proteção não é só para a hora de ir para a praia. Sempre que sair ao sol, não dispense os óculos de sol e o protetor solar.

O que são os raios UV?

A radiação dos raios UV traz graves problemas para a saúde dos olhos. Esta radiação contribui para a degeneração macular senil, que está, prejudica a saúde da retina. Os perigos de ir até o câncer de pele, que é possível desenvolver nas pálpebras.

A luz do sol nos horários entre 10h e 14h deve ser evitado a todo custo, uma vez que é quando a exposição aos raios UV é mais nociva para o ser humano. Apesar disso, é importante usar a proteção dos óculos de sol em todas as vezes quando sai no sol.

Atenção para as crianças

A importância de se utilizar uma protecção para os olhos jurisdição também se aplica às crianças. Pelas características mais sensível das crianças, as chances de sofrer ainda mais com os danos dos raios UV são mais elevados. Não arrisque com óculos de sol piratas para o menor: lembrem-se da importância de uma proteção competentes para os olhos.